terça-feira, 4 de outubro de 2016

Genética dos gatinhos

Fiquei inspirada em falar sobre gatos, então vamos falar sobre um assunto que eu acho SUPER interessante, como a boa estudante de Ciências Biológicas que sou: a determinação da coloração nos gatinhos.
Para não confundirmos nossa cabeça, vamos usar as três cores mais comum em gatos: preto, amarelo e branco, ok?
Resultado de imagem para cores gatos geneticas
Vamos começar do começo, o gato, assim como nós, possuímos genes que são responsáveis por tal característica física. O gene é nada mais que um segmento de uma molécula de DNA responsável por características que são herdadas de nossos pais.
Temos genes dominantes (B) e recessivos (b). Por exemplo, olhos castanhos pertencem ao gene dominante e olhos azuis ao gene recessivo.
Resultado de imagem para gatos tumblr
A cor amarela (ou laranja e suas variações), está ligada ao gene contido no cromossomo X. Sendo assim, o gato macho pode ser amarelo apenas se tiver o gene no seu cromossomo X, que é único.
O gene que irá determinar se o gatinho será preto ou laranja, está no cromossomo X (lembrando que: fêmea XX e macho XY). Então, uma gata pode ser tricolor, já que apresenta XX, e o gato macho nunca poderá ser tricolor, já que apresenta apenas um X, ele pode ser laranja e preto, mas nunca preto, laranja e branco. Quando dizem que gatos de três cor são fêmeas, isso está certinho.
O gene que dá a coloração branca em gatos é  muito forte, e alguns gatinhos brancos puros são surdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário