quarta-feira, 27 de maio de 2015

Bon-Voyage: Paris - Igrejas, Saint Chapelle

Vamos começar falando sobre uma das minhas preferidas. A Sainte Chapelle foi construída mais ou menos em 1241, pelo rei Luís IX. Inicialmente, era para ser a capela real do palácio, mas com o tempo o palácio foi substituído pelo atual Palácio da Justiça. Também é uma construção gótica.  O que mais gostei foi da claridade, a maioria das igrejas são mais "misteriosas", essa não, ela era toda cheia de cores, detalhes, desenhos, esculturas.
Diz a lenda que ela foi construída para também abrigar as relíquias religiosas compradas de um imperador do império bizantino, entre elas, a Coroa de Espinhos de Jesus Cristo. (adquirida por uma quantidade de libras exorbitantes, ressalto).  Abaixo minha foto de turista feliz. É uma história engraçada.
Vejam bem, meu celular tem uma péssima câmera frontal, então eu estava tentando (sem sucesso) tirar uma boa selfie com minha câmera semi-profissional. Até que fui surpreendida por uma turista (e ainda bem que eu sei entender inglês) ela se ofereceu para tirar uma foto minha, e eu aceitei. O pessoal é muito gente boa nessa parte do mundo.
O que mais me chamou a atenção, foram os vitrais. Eles cobrem uma parte enorme das paredes e janelas.
A localização não é tão difícil, em Paris, basta você entrar em um metro e pode ir parar em qualquer canto. É super fácil de se locomover, e o melhor, barato!
Outra coisa bem legal que eu reparei, foram os desenhos e símbolos no chão. Eu sou bem obcecada pela Flor de Lis, e todo lugar que eu olhava encontrava uma flor de lis!
    



A Flor-de-Lis tem bastante peso quando a gente fala da monarquia francesa. Era um símbolo usado em brasões, e associados aos reis da França. Especialmente Luis VIII. Simboliza poder, soberania, honra e lealdade. A palavra "Lis" é de origem francesa e pode significar "lirio" ou "íris". Quando usada pelo rei Luis VIII, era associada a seu nome,"fleur-de-louis", ou "flor de Luís". 


 Este é o Palácio da Justiça. 

E segura que vem mais por ai <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário